mais sobre o flow

O estado de flow é nosso direito por nascimento. Nossa biologia foi construída para nos levar a este estado de Flow. É hoje em dia um estado estudado e comprovado pela ciência.
 

A definição científica de flow é o pico de um estado mental em que você se sente da melhor forma e realiza as coisas da melhor forma. 

 

Eu venho estudando a ciência e a psicologia do Flow já faz alguns anos. O que mais queremos em cena? Estar em flow. Se um ator ou conjunto de atores está em flow, a plateia entra em flow também. Você já teve provavelmente esta experiência.

 

Sanford Meisner era muito à frente do seu tempo. Ele criou uma técnica para colocar os atores em flow. Atuando espontaneamente, sem esforço, organicamente, momento após momento. Isso muito antes da ciência descobrir que existe este estado mental maravilhoso.

 

"Em flow, o cérebro libera norepinefrina, dopamina, endorfinas, anandamida e serotonina. Todos os cinco afetam o desempenho. A norepinefrina e a dopamina estreitam o foco, ajudando-nos a eliminar as distrações persistentes de nossas vidas multitarefas. As endorfinas bloqueiam a dor, deixando-nos queimar a vela em ambas as extremidades sem queimar completamente. A anandamida estimula conexões laterais e gera insights gestálticos muito mais do que a maioria das sessões de brainstorming. E a serotonina, aquela substância química do bem-estar no coração da revolução do Prozac."
 

Steven Kotler