MEDITAÇÃO E ATUAÇÃO

por Tomás Rezende

O Problema.

Você já se viu  tentando ser alguém que você não é?

Já se viu tentando ser uma versão melhor de você mesmo e isso tirou sua espontaneidade?

Já se sentiu insuficiente ou incapaz?

Image by Danielle MacInnes
Image by Danielle MacInnes

O desejo.

Imagine você complet@, sem ter que ser nada de especial. Você não precisa mais ser uma versão melhor de você mesmo. Como seria não precisar ter que conseguir nada em cena e na vida? Estar em cena relaxadamente, presente e vibrando. Você já experimentou estar no momento presente sem precisar conseguir nada? Ser sem esforço? Sem tensão? Este Lab busca integrar arte e vida através da meditação e da atuação. Meditar e atuar na busca para descobrir: 

 

Quem sou eu? 

Seguiremos uma regra de ouro da meditação criada por Sri Sri Ravi Shankar: 

 

Eu não sou nada

Eu não quero nada

Eu não faço nada 

A busca é se tornar uma testemunha silenciosa, fortalecer a capacidade de observar para reconhecer meus personagens e me tornar espectador do teatro da minha consciência. Este caminho busca uma liberdade maior através de soltar e brincar com alguns padrões de comportamento e pensamento muito enraizados na cultura ocidental contemporânea. Aqui vamos na contramão, no sentido de uma anti-atuação: atuar sem atuar, atuar para existir. Em uma segunda etapa vamos estudar o trânsito entre ser e fazer: transitar entre o esforço para conseguir algo e momentos sem esforço nenhum. Vamos buscar um equilíbrio entre as polaridades: entre ser e fazer, entre esforço e relaxamento. 

Image by Ian Stauffer

O que é?

Este laboratório é um curso para experimentar o encontro de técnicas teatrais com técnicas meditativas. É um espaço para experimentação e pesquisa. Cada participante é estimulado a ser um co-criador e não simplesmente um aluno. Somos todos ativos no processo de criação e aprendizado.

Image by Ian Stauffer
Image by Ravi Pinisetti

Para quem?

Este lab é para interessados em atuação e meditação. Nenhuma experiência prévia é necessária, não é necessário saber meditar e nem tampouco saber atuar. 

Image by Simon Migaj

Como?

Vamos pesquisar como acender o fogo da meditação e como canalizar este fogo para a atuação em cena. O corpo em cena pode funcionar como um pilar de energia que liga o céu e a terra. Então vamos introduzir gradativamente os estudos de manipulação da energia dentro do corpo para que o intérprete  possa praticar o caminho de subida e descida de energia através do corpo.

Serão utilizadas técnicas teatrais e meditativas neste estudo. Na dimensão teatral a técnica Meisner será o esteio pois os exercícios servem para fortalecer a presença e a escuta. E exercícios do BMC vão se somar a prática de aprofundamento da consciência corporal. Exercícios respiratórios (Pranayamas) vão ajudar no desenvolvimento da ampliação da consciência e exercícios das artes marciais e do yoga vão trazer as bases para um corpo presente. 

Para a meditação vamos usar meditações guiadas pelos mestres espirituais Mooji e Sri Sri Ravi Shankar. Também meditações ativas criadas por Osho. Buscar parar de buscar é o paradoxo que vamos brincar nesse Lab. A intenção da simplicidade e a busca por estar confortável consigo mesmo. 

Image by Simon Migaj
Image by Isabell Winter

Por que isso importa?

Na nossa sociedade de consumo, competitiva e capitalista a busca por ser alguém que eu não sou está na raiz da educação e do comportamento. Isso gera stress, tensão e insatisfação crônica. É difícil para muitos relaxar e só ser e muitas pessoas por vezes não conseguem ser elas mesmas pois se afastaram muito de seu mundo interno que não sabem mais quem são.

 

Então este laboratório tem como norte a busca pelo autoconhecimento através da atuação e da meditação para ser mais espontâneo na vida e em cena.

 

Meditar e atuar para conquistar mais confiança em si mesmo e no poder da própria presença.

 

No real é simplesmente buscar ser eu mesmo.

Investimento

8 encontros :390,00 (em até 12x)


4 encontros: 230,00 (em até 12x)*

*Você pode escolher os dias que deseja estar nos encontros

QUANDO
segundas e quintas das 19 às 22hs                                                                   

ONDE

ONLINE pelo ZOOM

Divulgue nas suas redes sociais e ganhe 15% de desconto

Se você trouxer 3 participantes pagantes você ganha uma bolsa integral

*você precisa marcar na sua divulgação no instagram @tomasrezende ou o perfil Tomás Rezende no Facebook para então receber seu cupom de desconto.